Topa ganha prêmio nacional Darcy Ribeiro
Topa ganha prêmio nacional Darcy Ribeiro

Topa ganha prêmio nacional Darcy Ribeiro
excepcional e a marca de melhor ação alfabetizadora dos últimos anos no país. O Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), desenvolvido pelo Governo da Bahia, recebeu o prêmio na quarta-feira (26). topa
      O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é uma iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e um reconhecimento a instituições que se destacaram na defesa e promoção da educação no país.
      Com números que impressionam os especialistas, o Topa foi homenageado por ser o maior programa de redução do analfabetismo no Brasil. O prêmio, entregue durante sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi recebido pelo governador Jaques Wagner.
      Ele agradeceu o reconhecimento da Câmara e disse que o prêmio é um grande estímulo para todos que trabalham com a educação no estado. “É uma honra receber um prêmio com o nome de Darcy Ribeiro, um brasileiro que se destacou na área da educação”.
      “A Bahia, terra de Rui Barbosa, Castro Alves e Anísio Teixeira, tinha o título de campeã do analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos. Mostramos que, com empenho e um programa arrojado, é possível acabar com esse problema histórico”.
      Bom caminho
      De acordo com o governador, o programa continuará, com mais entusiasmo depois do prêmio. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Em quatro anos e seis meses devemos chegar a marca de um milhão de alfabetizados, o que orgulha a todos nós”.
      A presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra, explica que o Topa foi escolhido por sua eficiência na redução do índice de analfabetismo. “Moramos num país com altos índices de analfabetismo. Daí porque essa iniciativa da Bahia é muito oportuna”.
      Responsável pela condução do programa, o secretário da Educação Osvaldo Barreto disse que o reconhecimento aumenta a responsabilidade. “Vamos continuar trabalhando para acabar com o analfabetismo na Bahia. Esse prêmio, além de nos estimular, fez crescer o nosso compromisso”.
      Estiveram presentes na cerimônia os deputados federais Amauri Teixeira, Nelson Pelegrino, Luís Alberto, Rui Costa e Valdenor Pereira, os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, o secretário de Planejamento do Estado, Zézeu Ribeiro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
      Os números
      Estado que historicamente possuiu o maior número de analfabetos do país, a Bahia está conseguindo mudar essa realidade com o Topa. Lançado em 2007, o programa já alfabetizou 841 mil pessoas em várias regiões do estado. topa 

      Formatado para chegar às localidades mais distantes, o programa conta com a parceria de prefeituras, associações comunitárias e movimentos sociais, que disponibilizam locais para as aulas e mobilizam as comunidades. 675 entidades participam do Topa, que chegou a 407 municípios.
      O programa está em sua quarta etapa, com 251 mil alunos matriculados e frequentando as aulas. O curso dura oito meses e o material didático é fornecido pelo Estado. Cada turma tem, no máximo, 15 alunos e, para garantir a eficiência, os professores passam por uma capacitação.
      “Nós trabalhamos muito o dia a dia deles, os textos trazem sempre questões ligadas à família, ao bairro, de forma que essa proximidade facilite o entendimento”, explica a professora Maria Carmem, que ensina na escola Fonte do Capim, no bairro de San Martim, em Salvador.

 

Ver Comentários  ::  Deixar Comentário